Notícias

Notícias
05/12/2016

Rádio Liberdade AM contrata dois jornalistas após fiscalização do SINDIJOR

Mantendo sua missão de defender os interesses dos Jornalistas e do Jornalismo, prevista na Lei Federal 972/69 e na Convenção Coletiva da categoria jornalística, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE) conseguiu inserir no mercado de trabalho mais dois jornalistas profissionais.

 

Após fiscalização na Rádio Liberdade AM, que mantinha em seu quadro jornalístico pessoas não habilitadas para exercer a profissão de jornalista, a emissora foi notificada para que corrigisse as irregularidades, sob pena de multa e ação judicial por desrespeito à legislação do jornalista e a Convenção Coletiva.

 

A emissora tinha a prática de contratar profissionais de outra área da comunicação para exercer a atividade jornalística, inclusive, pagando salário inferior ao piso do jornalista.

 

Após o prazo de 30 dias para sanar as irregularidades, a emissora contratou dois jornalistas profissionais (diplomados) para ocupar as funções que eram realizadas irregularmente por profissionais de outra área da comunicação.

 

Para o presidente da Comissão de Fiscalização e Registro Profissional do SINDIJOR, Joedson Telles, as fiscalizações visam orientar as empresas a corrigirem possíveis irregularidades e, no último caso, multar e acionar a Justiça.

 

“As fiscalizações são feitas, primeiramente, com o objetivo de identificar irregularidades e orientar as empresas a corrigi-las. Caso a empresa não atenda as nossas orientações, só nos resta então proceder ao que a nossa legislação determina”, explica Joedson.

 

Um dos objetivos da fiscalização é também preservar o campo de trabalho do jornalista, muitas vezes ocupado por pessoas não habilitadas em Jornalismo.

 

“Não faz o menor sentido o jornalista passar quatro anos ou mais na faculdade para quando vir para o mercado de trabalho se deparar com pessoas não habilitadas ocupando o lugar que é dele. Isso é injusto e nós não vamos admitir. Quer ocupar função de jornalista? Vá pra faculdade. As fiscalizações vão continuar em todos os veículos de comunicação”, adverte o presidente do Sindicato, Paulo Sousa.

 

Na próxima semana mais dois veículos de comunicação receberão a fiscalização do SINDIJOR.

Deixe seu Comentário

Ainda não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Seu Nome:

Seu E-mail:  (Não será divulgado)

Comentários:
 
 
Rua Maruim, 767 - Centro
CEP 49010-190 - Aracaju/SE
Telefone: (79) 3043-8007
sindijor@gmail.com
CNPJ: 13.163.530/0001-00
 Código Sindical: 009421010189