Notícias

Notícias
03/10/2018

SINDIJOR repudia agressão de vereador ao acadêmico de Jornalismo Narcizo Machado

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, lamenta profundamente o comportamento antidemocrático do vereador Cabo Amintas, candidato a deputado estadual, que nesta quarta-feira acusou o acadêmico de Jornalismo Narcizo Machado, âncora do Jornal da Fan FM, e ex-assessor de imprensa do vereador Jason Neto, que também é jornalista, de receber dinheiro da Câmara Municipal de Aracaju, dando a entender que o profissional recebe sem trabalhar. Além desta acusação, o vereador chamou o profissional de pau mandado e "bandido".


A reação do vereador se deu por que o profissional da imprensa fez um comentário criticando a possibilidade do fim da CPI da Saúde, da qual o vereador é membro, sem que medidas jurídicas tenham sido adotadas para a prorrogação dos trabalhos. Em nenhum momento Narcizo Machado faz referência direta ao vereador Cabo Amintas, muito menos aos vereadores Isac Silveira e Seu Marcos, que também endossaram as críticas ao profissional. Importante frisar que a crítica jornalística é uma das prerrogativas do profissional da imprensa e deve ser feita sempre pautada na ética e no compromisso com a verdade dos fatos, da qual o profissional não fugiu.


O Sindicato dos Jornalistas repudia tal atitude do parlamentar, que desrespeitou o profissional por este exercer o direito a livre liberdade de imprensa, bem como insinuar que Narcizo Machado é um empregado público que recebe sem trabalhar, quando o mesmo já não exerce mais o cargo de assessor de imprensa do vereador Jason Neto. Uma acusação no mínimo infeliz.


Ressaltamos que o Jornalismo é, por essência, uma atividade que busca lançar luz sobre fatos obscuros para a sociedade. Ao mesmo tempo, conclamamos a sociedade sergipana a ficar vigilante contra qualquer tentativa de tutela que queiram imprimir ao Jornalismo, um dos pilares das liberdades e da democracia.  


O SINDIJOR se solidariza ao profissional do Jornalismo pelo ataque sofrido e ressalta que a verdadeira democracia exige dos agentes políticos a aceitação da crítica.  

 

 

 

 

SINDIJOR

Em Defesa do Jornalismo e dos Jornalistas

Deixe seu Comentário

Ainda não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Seu Nome:

Seu E-mail:  (Não será divulgado)

Comentários:
 
 
Rua Maruim, 767 - Centro
CEP 49010-190 - Aracaju/SE
Telefone: (79) 3043-8007
sindijor@gmail.com
CNPJ: 13.163.530/0001-00
 Código Sindical: 009421010189