Órgãos Municipais

Notícias

Secretaria Municipal de Cultura
25/11/2017

Prefeitura promoveu evento cultural em alusão ao Dia da Consciência Negra
Chega de racismo, chega de discriminação. A luta por mais igualdade para todos os seres humanos é de todos nós. Com o intuito de homenagear o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, a  Prefeitura de Riachuelo através das Secretarias de Cultura, Educação e  Assistência Social,  promoveu nesta sexta-feira, 24, na Praça Coronel Antônio Franco, um evento cultural em comemoração a data. 
 
 
Com o objetivo de debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção do nosso país, estado e comunidade, a equipe realizou uma programação recheada de cultura, conhecimento, história e tradição da nação afro.
 
 
A coordenadora do evento, Ellen Susan, explixou a importância de se promover eventos ligados ao tema." Quando idealizei o projeto, pensei em valorizar a nossa identidade racial e quebrar todos os paradigmas que existem na nossa sociedade. A elaboração e desenvolvimento do Projeto de arte e cultura negra, tem também o intuito de impulsionar o exercício da cidadania e vivência dos valores por meio da arte e da cultura, como ferramentas de transformação de um povo", conta Ellen Susan.
 
 
O encontro cultural contou com a apresentação do grupo cultural YÁ NÊGA, apresentação de danças das nove escolas do municipais,  apresentação do Batalhão Reviver, oficina da Maculelê e de  BREAK, roda de capoeira e samba de roda.
 
 
Para a secretária municipal de Cultura, Adriana Oliveira, o evento trouxe uma abordagem muito importante para ser debatido, principalmente, com os jovens. Pensando nisso, laçamos a parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social, por conter um número significativo de público-alvo. " Hoje estamos trazendo em praça pública um tema muito importante para ser debatido e enfatizado entre a sociedade. E, de forma bem lúdica e cultural passamos a informação principal para eles. Aproveito para agradecer o apoio da prefeita Cândida Leite por permitir que tudo isso possa ocorrer em nossa cidade ,e de toda equipe que se dedicou ao máximo para o sucesso e missão do evento", revela Adriana Oliveira.
 
 
História
 
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, inclusive em alguns estados e cidades é feriado de grande repercussão. A data é dedicada à reflexão sobre a presença do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual essa data está inserida é denominada de Semana da Consciência Negra.
 
 
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Zumbi nasceu em 1655, na cidade de Palmares, atual estado de Alagoas. Era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Logo após o seu nascimento fora aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, e entregue ao Padre Antônio Melo em Porto Calvo.
 
Em 1678, Zumbi liderou um conflito interno que culminou em sua chegada à liderança do quilombo em que vivia – o famoso Quilombo dos Palmares. Combateu os portugueses durante quase uma década e meia. Zumbi foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695. O Dia da Consciência Negra consiste numa data para se lembrar da resistência à opressão e a discriminação.
 
 
 
 
 
 

Fonte/Autor: T. Dantas Comunicação e Marketing

Deixe seu Comentário

Ainda não há comentários, seja o primeiro a comentar.

Seu Nome:

Seu E-mail:  (Não será divulgado)

Comentários:

 

Prefeitura Municipal de Riachuelo
Praça Getúlio Vargas, 72 · Centro · Riachuelo - SE · CEP 49.130-000 · Tel: (79) 3269-2210 | 3269-2216
© Copyright - Todos os direitos autorais reservados a Prefeitura de Riachuelo